sábado, 15 de janeiro de 2011

Brastemp inova com retrô

Estilo vintage marca linha que traz elementos do passado como o esquimó, mas com tecnologia avançada. Produtos serão vendidos em lojas selecionadas e terão comunicação 360º

Lena Castellón - 11 de Janeiro de 2011 às 12:48 (recebida por email)

Um produto lançado em 2007 e seu sucesso replicado em centenas de mensagens de consumidores, mais a repercussão de um protótipo apresentado em ação de 2009, instigaram a Brastemp a apostar na criação de uma linha marcada por elementos do passado - como o famoso esquimó, ícone nascido na década de 60 -, mas equipada com tecnologia avançada. Dessa maneira surgiu a família de Brastemp Retrô, composta de refrigerador e fogão, que chega ao mercado em março.

"Esse lançamento é a cara da Brastemp. O consumidor da marca é irreverente e antenado. E hoje é difícil falar de tendências sem tocar no retrô. Indústrias como a automotiva e os seriados norte-americanos estão indo para esse caminho, que faz um resgate da história", explica Claudia Sender, diretora de marketing da Whirpool Latin America, multinacional que comercializa marcas como Brastemp, Consul e KitchenAid.

A inspiração para a criação dessa família partiu dos compradores de um frigobar colocado no mercado em 2007. Os consumidores sugeriram que a tendência fosse incorporada por outros itens. Dois anos depois veio a confirmação de que a linha tinha potencial: no BGourmet, evento promovido pela marca com foco em gastronomia e arquitetura, um protótipo vintage voltou a chamar atenção. Para desenvolver a nova família foram envolvidas diversas equipes, como as áreas de design, tecnologia e marketing. "A gente buscou algo na história, mas o produto tem de ser moderno. Estamos usando a tecnologia mais recente. O consumidor não quer retroceder", afirma Claudia.

A linha, mais dedicada a um público premium, traz três cores, todas batizadas com referências pops de antigamente: preto tremendão, amarelo supimpa e vermelho brasa mora. Os produtos serão vendidos em lojas selecionadas dentro da cadeia de distribuição da Brastemp. "As cores estão associadas à irreverência e ao bom humor", conta Mário Fioretti, gerente geral de design e inovação da empresa. Mais para a frente, segundo a resposta do consumidor, essa cartela de tons pode ser maior. "Como designer quero ver mais cores. Quero ver estampas. O futuro não tem limites", completa. O fogão sai por R$ 3.999 e a geladeira, R$ 7.999.

Como a linha é especial, o tratamento no ponto de venda também será diferenciado, mas a companhia faz sigilo sobre a estratégia de comunicação (a cargo da DM9DDB), salientando apenas que ela será 360º, com investimentos em TV, mídia impressa e meios digitais, fora as ações em lojas ou espaços exclusivos. Para o anúncio da família de produtos, por exemplo, foi montado um evento em uma concessionária do Mini Cooper, em São Paulo.

De acordo com Claudia, o lançamento ressalta ainda o caráter inovador da marca. "Inovação é o motor da indústria. Não só implica em nova tecnologia, mas traz para o consumidor algo que o inspire, que o leve a fazer a reinterpretação do óbvio".

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