quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Transformando estudantes e professores através da iniciação científica no ensino de graduação em marketing e comunicação

Villardi, Beatriz Quiroz; Moreira, Marco Antonio. Transformando estudantes e professores através da iniciação científica no ensino de graduação em marketing e comunicação: um núcleo de pesquisa como alternativa pedagógica auto-sustentável. Rio de Janeiro. IAG PUC/ESPM. s/d. ( Resumo )

Os profissionais que estão se formando para atuar na sociedade da informação devem ser capazes de atuar em situações cada vez mais complexas e independentes, mostrando sinergia entre suas capacidades técnicas e humanas. O mundo tradicional caracterizou-se pela previsibilidade do ambiente de negócios, bom profissional era quem sabia dar as respostas certas; no novo mundo (Sociedade da Informação), caracterizado por incertezas e incapacidade de prever o futuro - o bom profissional é quem sabe fazer as perguntas certas. O profissional deste novo mundo é aquele trabalhador do conhecimento cujo poder é baseado no fato de que ele sabe desaprender-reaprender através de pesquisas da sua realidade específica. As instituições de ensino superior devem fugir do ensino tradicional e dar ênfase à criatividade e inovação, como forma de preparar os estudantes para essa nova realidade profissional.
Observação da realidade do estudante de graduação hoje, tendo as mesmas aulas, com o mesmo tipo de exposição e sendo conduzido da mesma forma e com a mesma expectativa de vários anos passados, o que se traduziu em dispersão e até mesmo desrespeito por parte do grupo discente, o que fora observado pelo grupo docente apesar de ministrarem aulas interessantes e animadas.
Um grupo de professores propôs-se a desenvolver estratégias pedagógicas como forma de relacionar conceitos estudados com a realidade profissional. Ao ser solicitada uma pesquisa por parte da indústria fonográfica e poder público estadual ao ensino superior de marketing e comunicação, com o intuito de elaboração de estratégias mais eficazes em curto prazo contra o fenômeno da pirataria de CD; a primeira idéia dos professores foi de usar os estudantes do curso somente para testar um questionário, mas a surpresa dos docentes foi grande ao perceberem que os discentes estavam totalmente engajados no trabalho apesar deste ocorrer fora do horário de aulas.
Após a coleta dos dados, tabulação e digitação onde também participaram estudantes da disciplina de Excel, finalmente chegou-se a conclusão que diferente do que pensava a indústria fonográfica, o público maior consumidor do CD pirata era da classe média e foi a forma por ele encontrada de personalização das músicas que lhe agradavam, esse consumidor recusava-se a pagar por músicas que não queria ouvir.
O evento e seus resultados ganharam a mídia de forma espontânea, os estudantes foram convidados para a preleção de seus professores. Esta exposição inesperada motivou ainda mais o grupo discente, que passou a se cadastrar como voluntários no núcleo de pesquisa.
Atualmente os estudantes participantes e os novos voluntários mantêm-se informados sobre futuras pesquisas do núcleo, e os professores colaboradores utilizam dados coletados em aulas de matemática e estatística.
Conclui-se que a prática de iniciação científica de graduação a partir do primeiro período atinge objetivos pedagógicos esperados. A instituição de ensino superior implantou mais uma modalidade de programa de iniciação científica(PIC), oferecido a todos os alunos e que pode lhes acumular até 250 horas de experiência em pesquisa científica. Além dos estudantes haverem percebido que a pesquisa científica não objetiva ratificar praticas empresariais existentes, mas apontar aos gestores questões ainda não levantadas.
Percebe-se, contudo ainda na instituição que, mesmo após experiências enriquecedores como essa, sua prática educacional distancia-se de novos pressupostos e paradigmas na transmissão do conhecimento.
O trabalhador do conhecimento precisa saber trabalhar novas tecnologias, precisa ter sinergia, precisa formular as perguntas certas, dentro dos contextos novos e específicos de negócios, delegando tarefas de rotina, para empreender seu tempo e esforços em atividades que agregam valor as organizações.As mudanças que devem acontecer na formação destes profissionais envolvem: os dirigentes das instituições de ensino, o corpo docente, o corpo discente, bem como os atuais sistemas de ensino e de avaliação, sob pena de atendimento deficitário e ineficaz frente aos novos desafios de ensino e prática de gestão.

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