quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A importâcia da informação na Sociedade da Informação!

Transformar dados em informação, sem dúvida, essa é a grande questão da sociedade da informação. Hoje a necessidade de informação de qualidade e relevante para as empresas, é fundamental para a condução dos negócios e definirá se ela continuará a existir daqui a vinte anos. A necessidade por informação deu estímulo a novas tecnologias, e isso é perceptível a partir da cozinha de nossas casas, são aparelhos, ferramentas e produtos tecnológicos que deixaria nossos avós de “queixo caído”. Algumas empresas apreenderão essa cultura e usaram a seu favor desenvolvendo um ambiente de marketing totalmente voltado para o relacionamento com seus clientes, por entenderem que estes estão mais seletivos em suas escolhas, não apenas por terem aumentado sua renda nos últimos anos, mas ainda por estarem mudando suas preferências. O mecanismo que estas usam para munir os seus Sistemas de Informação de Marketing – SIM, com informações relevantes sobre os seus clientes e suas preferências é a pesquisa de marketing. Se, na sociedade industrial o foco das empresas era o produto; na sociedade da informação, deve ser o cliente, ou melhor, o relacionamento com o cliente, afinal de contas perceberam alguns que é mais vantajoso para as empresas manter clientes a conquistar novos. É lamentável que algumas empresas não saibam o que fazer em seu ambiente de marketing, por terem sistemas que trocam dados de forma desconexas gerando acúmulo de dados e não informação; mais lamentável ainda é o fato de muitas empresas não terem sequer um departamento de marketing, por acreditarem não ter dinheiro para investir em “propaganda”.
O cliente e o consumidor mudaram e as empresas devem assimilar rapidamente a mudança, traduzindo toda a competição que a globalização trouxe na busca da fidelidade; para alcançar isso as empresas devem analisar clientes e mercados através de pesquisas de marketing, definindo sua atuação frente aos concorrentes ou quem sabe desbravando novos oceanos, traçando o perfil dos seus clientes e consumidores e procurando relacionar-se num nível pessoal com os mesmos. Enfim, transformando dados em informação, atualmente o único caminho para que organizações maximizem seus resultados.

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