sábado, 22 de janeiro de 2011

Editoras digitalizam acervo e investem no e-book

A Campus/Elsevier investirá US$ 1,9 milhão em projeto de preparação do acervo de mil títulos para o formato de livro eletrônico

Sérgio Damasceno - 18 de Janeiro de 2011 às 10:46 ( por email )

A editora Campus/Elsevier investirá US$ 1,9 milhão na digitalização de todo o acervo, de cerca de mil títulos, para que todos os livros estejam disponíveis em qualquer plataforma eletrônica nos próximos dois anos. Com isso, esses mil títulos serão transformados em e-books e poderão ser consumidos em tablets como o iPad, o Samsung Galaxy TAB e outros e-readers disponíveis no mercado.

A previsão da Campus/Elsevier é que até meados deste ano metade do catálogo esteja ativo no formato eletrônico, inclusive os lançamentos e títulos já esgotados no formato impresso. A empresa, que já mantém parcerias com as livrarias Cultura e Saraiva para a comercialização de e-books, acabou de fechar acordo também com a livraria Gato Sabido para vender seus títulos: são mais de 200 e-books disponíveis no formato PDF.

Entre alguns títulos da Campus/Elsevier disponíveis em e-book estão livros como Marketing 3.0, A Classe Média no Brasil, Brasil Globalizado, Lições de Guerra, Marketing Social, O Consumidor de Baixa Renda e outros.

A crescente demanda por e-books e a expansão do acervo das editoras em formatos eletrônicos têm feito surgir projetos de bibliotecas digitais nos mais diversos segmentos, com empreendimentos privados e também de instituições de ensino. A Universidade Gama Filho criou a Biblioteca Digital da Central de Cursos da UGF, que é projeto concebido como serviço de extensão universitária gratuito e aberto a toda a população.

É um projeto pioneiro, que integra o consórcio internacional OAI - Open Archives Initiative, dentro do qual cerca de 1,2 mil bibliotecas digitais de universidades, de centros de pesquisa e de órgãos governamentais de 59 países concordaram em abrir e compartilhar acervos de textos completos para a difusão e integração da produção científica.

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